
Os critérios e os instrumentos de avaliação são constituídos, de maneira geral, por:
- Instrumento de avaliação - Sala Web: valendo de 0,0 (zero) a 4,9 (quatro vírgula nove) pontos, resultante das atividades pedagógicas realizadas no AVA (plataforma educacional), que buscam estimular a criatividade, o desenvolvimento de competências, o senso de responsabilidade e o espírito de cooperação entre os alunos, sendo constituído por: autoavaliação, atividades individuais, atividades coletivas e colaborativas, atividades práticas e questões dissertativas.
- Instrumento de avaliação – Prova: valendo de 0,0 (zero) a 5,1 (cinco vírgula um) pontos, constituído de prova oficial ou relatório de projeto ou de produto desenvolvido na disciplina.
Para aprovação do aluno, é exigida a nota final mínima equivalente a 6,0 (seis), observado o critério somatório das notas dos diferentes instrumentos de avaliação. Os alunos que deixarem de realizar a prova oficial poderão requerer Prova Alternativa, realizada trimestralmente, e cuja elaboração se dá de acordo com os mesmos parâmetros definidos para a prova oficial, segundo calendário disponibilizado aos alunos, na Plataforma.
O aluno que obtiver aproveitamento inferior a 6,0 (seis) pontos e igual ou superior a 4,0 (quatro) pontos, após a realização da Prova oficial (ou alternativa) terá direito à realização da Prova Suplementar na disciplina. As provas suplementares são oferecidas trimestralmente, segundo calendário disponibilizado aos alunos, na Plataforma, e são graduados de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, segundo a qual o aluno é considerado aprovado ao obter “média final” mínima de 5,0 (cinco) pontos. A “média final” será o resultado da média aritmética entre a nota do “aproveitamento” e a nota da Prova Suplementar. Se reprovado, o aluno deverá cursar novamente o respectivo componente curricular, em regime de dependência.
Devido à pandemia de covid-19, as provas continuarão acontecendo de forma on-line, ou seja, o aluno irá acessar a prova pelo seu computador. É importante destacar que as provas não podem ser feitas por smartphone. A modalidade EaD da Universidade de Taubaté, em uma busca constante de melhorias para potencializar a experiência do aluno nesse espaço virtual de aprendizagem, conta atualmente com duas plataformas para a realização de provas. Sendo assim, fique atento ao formato da disciplina, ou seja, se ela possui conteúdo SAGAH (acesse o tutorial) ou não. São os dois formatos:
- Caso a disciplina possua conteúdo SAGAH, você irá realizar a prova pela plataforma AVALIA. Acesse as orientações para a realização da prova pela plataforma AVALIA.
- Caso a disciplina NÃO possua conteúdo SAGAH, você irá realizar a prova pela plataforma FÁBRICA DE PROVAS. Acesse as orientações para a realização da prova pela plataforma FÁBRICA DE PROVAS.